quinta-feira, novembro 18, 2004

Friedrich Von Hayek


Um exemplar de "O Caminho da Servidão", de F. Hayek, foi-me oferecido em 1977 por um amigo sesimbrense, o Rafael Monteiro, por sua vez amigo do Orlando Vitorino, responsável pela edição portuguesa do livro, nesse mesmo ano, através da editora Teorema. A data de tal iniciativa não terá sido por acaso, pois o país continuava mergulhado na deriva marxista desde a Revolução de Abril e este grupo de pensadores andava seriamente interessado em retirá-lo de lá. A primeira impressão que o livro me causou foi a de que tinha muito que ver com política e pouco com economia. Por essa altura andava eu já enjoado de tanta discussão política e com pouca paciência para qualquer discussão dessa natureza. Hoje, porém, não posso deixar de me sentir impressionado com a saga que o percurso deste livro representou, nem com a relativa indiferença com que é visto entre nós.

O ano de 2004 dista precisamente 60 anos da sua publicação original. Pergunto-me porque terá levado tanto tempo a ser traduzido em Portugal ? Aparentemente, devido à sua componente anti-soviética, poderia agradar ao poder anterior à Revolução. Mas não: o nosso Estado Novo desconfiava das forças de mercado e, ao fim e ao cabo, era um defensor e praticante do planeamento central, ainda que num pólo oposto ao das "democracias populares"; toda a estrutura corporativa foi montada para conter as forças de mercado: uma das funções das corporações era a de evitar coisas perigosas tais como a concorrência. Idealmente, o Estado Novo pretendia também que a produção fosse regulada de acordo com as necessidades e isso justificava igualmente o poder arbitrário para licenciar novas indústrias (condicionamento industrial).

O que é curioso é que esta simpatia pelo planeamento acabava por determinar algumas companhias improváveis, já que os teóricos marxistas também o veneravam. Térá talvez sido por isso que um economista próximo do marxismo, como Francisco Pereira de Moura, tenha sido procurador à Câmara Corporativa (entre 1957 e 1965) para os Planos de Fomento, aplicando nesse âmbito a teoria keynesiana, pelo menos na sua versão a la Harrod-Domar. E não havia panfleto mais perigoso para o planeamento e para o keynesianismo do que o livro de Hayek.

Através do blog Hayek Links (via O Intermitente) descobri este texto de André Azevedo Alves com o título "O Caminho para a Servidão, 60 anos depois" - vale a pena ler.

Sem comentários: