sábado, novembro 20, 2004

Ciclos económicos e política


Em 1981 o Professor Francisco Pereira de Moura escreveu para a revista Estudos de Economia o artigo "Ciclos políticos e modelos político-económicos", apoiando-se em investigações de Kalecki e Akerman, e em modelos desenvolvidos por Bruno Frey. Pereira de Moura via grande potencialidade nestes modelos e oportunidade na sua aplicação à realidade portuguesa, "a qual se balanceou, em escasso tempo, dos esboços de transição do sistema económico-político orientados para um desenvolvimento humano a longo prazo para (re)equilíbrios conjunturais da economia".

A análise da influência da popularidade nas políticas económicas não podia estar mais na ordem do dia. Não haverá aí algum investigador que queira aproveitar esta oportunidade?

A grande questão, colocada por FPM, é: "terão os políticos verdadeiramente interesse na estabilização da economia?". Uma outra hipótese, que o professor qualifica como "esperança", seria a de o eleitorado ir aprendendo, com sucessivas experiências eleitorais, como é que o partido no governo se comporta e passar a votar estrategicamente".

Sem comentários: