segunda-feira, novembro 22, 2004

Causa Nossa


A propósto do aniversário do Causa Nossa -a quem damos os parabéns - recordo aqui um episódio passado com Ana Gomes, co-autora daquele projecto. Foi em Fevereiro de 1974, poucas semanas antes da Revolução. O MRPP (partido maoista a que Ana Gomes - ainda uma gaiata - pertencia, ou de que era simpatizante) convocara uma manifestão para a Praça do Chile, em Lisboa. Creio que o tema era a exigência do fim das guerras coloniais e a independência das colónias.

Ao contrário das manifestações convocadas boca-a-boca, que apanhavam a polícia de surpresa, esta tinha sido convocada com antecedência, através de pinturas nas paredes, autocolantes e panfletos. Portanto a polícia ía estar lá à espera dos manifestantes.

À hora marcada (19 horas, creio, já lusco-fusco) um grupo avançou para o centro da Praça, alguns de barra de ferro na mão, entre eles a Ana Gomes. Foi uma escaramuça confusa e breve, a manifestação não chegou a arrancar. O sítio estava pejado de polícias à paisana e várias pessoas foram presas. Alguns dos desanimados manifestantes juntaram-se numa rua próxima (Rua António Pedro, paralela à Almirante Reis). Ana Gomes sangrava abundantemente: atirara-se a um oficial e este agredira-a com o pingalim, rasgando-lhe o lábio. Os amigos queriam levá-la para o hospital mas ela insistia em que tinha de se fazer a manifestação de qualquer modo, mesmo só com aquele grupo: eram uns 10 ou 15.

E assim foi: o pequeno grupo arrancou pela rua abaixo gritando palavras de ordem, numa altura em que o dia já tinha escurecido. Mas a marcha durou pouco: no cruzamento com a Pascoal de Melo, já próximo da Portugália, um polícia sacou da pistola e deu uns tiros para o ar, dispersando o protesto.

Sem comentários: