quarta-feira, fevereiro 18, 2009


     Há standards no Jazz e há standards para o ensino da Economia: uma clara definição de conceitos, princípios e leis básicas. Não limitam o que o docente pode ensinar, mas constituem uma espécie de "serviços mínimos" para o ensino dos princípios básicos da Disciplina. É claro que os Programas das disciplinas de introdução à Economia têm implícitos estes mesmos princípios, mas seria mais útil se estes "mínimos" ficassem claramente definidos.
     Acreditam que há alunos da matéria que, terminada a licenciatura, não sabem definir algumas destas coisas básicas, tais como a Produtividade? Não sabem ou "já não se lembram bem". O que não os impede de ter uma opinião sobre se a produtividade da economia portuguesa está boa ou má. "Está má, é evidente", adiantam, sem contudo conseguirem definir os contornos da evidência.
     Também há quem pense que aprender conceitos é uma perda de tempo. Qual a necessidade de definir o que é um Banco se não faz falta para nos sentarmos em cima de um?

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