terça-feira, agosto 02, 2005

The corporation




O filme "The Corporation" (baseado no livro "The Corporation: The Pathological Pursuit of Profit and Power", de Joel Bakan) anda a acumular prémios internacionais: 24 ao todo, incluindo escolhas do público, como o do Festival de Brasília e do "Sundance Film Festival". Tem a participação de numerosas personalidades, tais como os académicos Noam Chomsky, Peter Drucker e Milton Friedman - o qual emitiu esta deliciosa sentença: "pedir a uma grande empresa que seja socialmente responsável faz tanto sentido como pedir o mesmo a um edifício." Veja a lista de personalidades.

Sinopse: «'The Corporation' aborda a natureza e crescimento espectacular desta instituição dominante do nosso tempo. Imagens da cultura pop, anúncios, noticiários da TV e propaganda institucional, pretendem esclarecer a influência das grandes empresas nas nossas vidas. Tomando à letra o seu estatuto legal de "pessoa", o filme coloca the corporation no sofá do psicanalista, para obter uma resposta à pergunta: "que tipo de pessoa é isto?" Provocador, espirituoso, informativo, o filme incorpora 40 entrevistas com especialistas e críticos- incluindo Milton Friedman, Noam Chomsky, Naomi Klein e Michael Moore - e ainda verdadeiras confissões, casos de estudo e estratégias para a mudança.»

No site da BBC avisam-nos: «Talvez você não saiba, mas vive num mundo que está a ser governado secretamente por uma entidade não-humana (...) Em linguagem corrente, o monstro é conhecido como "The Corporation". O filme com o mesmo nome é uma desconstrução de duas horas e meia do modus operandi desta atrocidade de factura humana, actualmente fora de controlo.»

A realização é de Jennifer Abbott. Portugal não consta ainda da lista de distribuição.

3 comentários:

BrainstormZ disse...

Daniel Oliveira (blogger do extinto Barnabé) já tinha escrito sobre o documentário na edição de 19 de Março. O meu comentário aqui!

BrainstormZ disse...

Adenda: "edição de 19 de Março" do semanário Expresso...

Pedro Santos Cardoso disse...

Já estava para dizer isto há algum tempo: este blogue é muito bom.