terça-feira, setembro 06, 2005

Polícias a pilhar ?

Polícias a pilhar bens no caos provocado pelo Katrina? O relato encontra-se no MSNBC-TV, que transcreve a conversa entre o jornalista Martin Savidge e as pessoas que ele estava a filmar, num ambiente de pilhagem num armazém da Wall-Mart em Nova Orleães. O ambiente é surpreendentemente descontraído, as pessoas escolhem as roupas com calma e algumas dizem que foi a polícia que os aconselhou a tirar os bens. E Savidge cruza-se mesmo com duas mulheres-polícia que transportam um carrinho com sapatos e roupa. Quando vê a câmara, uma das mulheres afasta-se do carrinho e mantém um diálogo que, no fim, parece conter uma ameaça ao próprio jornalista.

«(...)
Savidge: Olá. O que é que está a fazer aqui?
Mulher-polícia: Faço o meu trabalho.
S.: Levando sapatos ?
MP.: Não. Ando à procura de pilhadores.
S.: À procura de pilhadores? E o que vai fazer para os encontrar? Porque eu penso que os estou a ver...
MP.: É tudo o que posso fazer, por agora.
S.: Olhe à volta. Eles estão à nossa volta.
MP.: É o que eu vejo. Incluindo você.
S.: Eu não me apropriei de nada, minha senhora.
MP.: Mas você está na loja.»
O link do video é:
http://www.riotvideo.com/videodir/762131585899154935.wmv
e foi recolhido na página do Riot Video.
Uma outra situação é referida aqui (ficheiro pdf).

1 comentário:

António disse...

O chefe da polícia local queixou-se que muitos polícias deixaram de comparecer nas esquadras, porque, segundo ele, perderam todos os haveres nas inundações, e resolveram procurar trabalho noutras paragens.
Parece razoável presumir que alguns terão passado para o lado dos que pilham.