quinta-feira, janeiro 06, 2005

A verdade às vezes dói

(Actualizado)

"Chegou a hora da verdade", disse ele
(Vítor Constâncio), referindo-se à redução do défice, ao apresentar o último boletim económico de Dezembro do Banco de Portugal (ver nota de apresentação). O problema é que o banco central reviu a taxa de crescimento da economia portuguesa para 1,6 % em 2005, quando o Orçamento de Estado foi elaborado com base numa previsão de crescimento de 2,4 % em 2005!

Junte-se a crescente dificuldade prática em se inventarem medidas excepcionais de receita e pode imaginar-se o que isto representa para a economia portuguesa nos próximos tempos. Mas também se podem imaginar as consequências eleitorais...

Entretanto o Primeiro Ministro e o ministro das Finanças encontram-se reunidos com Vitor Constâncio, sendo fácil imaginar os argumentos "económicos" de Santana Lopes perante esta desautorização das suas previsões.

Aguarda-se pois com expectativa o fim da reunião! É que a verdade às vezes dói!...

Actualização - afinal a "chamada" do Governador do Banco de Portugal a S.Bento serviu apenas para... mais uma conferência de imprensa do governo, com Bagão Felix a desvalorizar as previsões do Banco de Portugal e a citar...La Palice. Vejamos os "argumentos" do ministro das Finanças (frases não textuais):
Argumento 1 - pois, em Janeiro é muito fácil fazer previsões, mas eu tive que as fazer há uns meses atrás, o que é muito mais difícil [neste caso o ministro parecia até estar a aceitar as previsões do Banco de Portugal como boas, desculpando-se apenas do desacerto das suas];

Argumento 2 - o Banco de Portugal já se tem enganado em outras previsões que fez.
Ou seja: nem por uma vez o ministro desmentiu as previsões divulgadas por Vitor Constâncio mas, pelos vistos, já apanhou o estilo de Santana Lopes: fazendo de vítima (argumento 1) e insinuando que ele é que tem razão, embora sem nunca o afirmar directamente (argumento 2).

2 comentários:

LA disse...

Não esquecendo que Vitor Constâncio já foi Secretário geral do PS. Por sinal, derrotado por Cavaco Silva.

LA disse...

"santa ...nites" ???
De facto, de todas as coisas que serei, essa não será de todo uma delas.
O facto mantem-se: Vitor Constâncio foi Secretário Geral do PS.
Outro facto é que o OE 2005 pressupunha taxas de crescimento muito elevadas. Leia o que escrevi na altura:
http://officelounging.blogspot.com/2004/10/o-oramento-de-estado-para-2005.html